arte

Músicos levam show e oficina literária a escolas de Santa Maria

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Com cinco datas agendadas, os músicos Tuny Brum e Jade Schneider se juntaram para levar um espetáculo em que a principal ideia é fazer com que as crianças vivenciem a música de uma forma divertida e lúdica. O projeto "A Fubica da Vovó nas Escolas" envolve turmas de Educação Infantil e séries iniciais da Rede Municipal, por meio das áreas de educação como música, teatro e literatura. A proposta tem incentivo da Lei Aldir Blanc.

Com referências ao álbum que leva o mesmo nome do espetáculo, o projeto traz músicas inspiradas nas histórias do escritor e compositor santa-mariense Humberto Gabbi Zanatta. As canções trazem mensagens de uma forma poética pelo olhar de Tuny Brum, e têm como foco a simplicidade da vida, a valorização dos afetos e do respeito mútuo entre os seres e o planeta.


- A Fubica da Vovó é um projeto que nasceu de um convite no final de 2017, do Humberto Gabbi Zanatta. Ele queria canções baseadas na literatura infantil escritas por ele. Zanatta possui 10 livros infantis publicados e algumas músicas desse álbum foram inspiradas por eles. O álbum "A Fubica da Vovó" é composto por 10 músicas e foi lançado em março de 2019 - comentou Tuny Brum.

O show em formato de oficina tem mediação da professora de educação musical no Colégio Fátima e da Play Escola de música, Jade Schneider, que também é integrante do grupo Tok Toque. A professora de música trouxe sua bagagem acadêmica para tornar a tarde das crianças ainda mais divertida. 




- O projeto é muito potente do ponto de vista musical e cultural. Eu, como professora de música, entendo a importância da música e da literatura estar na escola e principalmente quando se trata de compositores e cantores da nossa cidade. Estamos muito felizes de sermos contemplados pela Lei Aldir Blanc e podermos levar um pouco desse projeto nas escolas de Santa Maria - acrescenta Jade.

Na terça-feira, a agenda do espetáculo foi iniciada. Pela manhã, o espetáculo passou pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Nosso Lar, e, de tarde, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes Castro. Segundo Silvana Guerino, diretora da Maria de Lourdes Castro, o espetáculo é primordial no desenvolvimento das crianças, pois a forma de ver a vida através da música é gratificante em todas as áreas do conhecimento.


- Essas atividades são importantes para as crianças, pois elas podem perceber o mundo através da música que hoje está permeando essa atividade. Observamos a alegria das nossas crianças e a oportunidade que elas estão tendo de ter atividades que contribuem não apenas na formação, mas também na dimensão cognitiva delas - Compartilha Silvana.

Confira a agenda:
  • Dia 10, quarta-feira, às 10h - Programa de Atendimento Especializado Municipal (Praem)
  • Dia 10, quarta-feira, às 14h - EMEF Miguel Beltrame
  • Dia 11, quinta-feira, às 10h - Escola Major Tancredo Penna de Moraes

Colaborou: Fellipe Medeiros


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Colégio Politécnico e CTISM retomam aulas presenciais

Próximo

VÍDEO: revezamento de alunos é necessário para que escolas garantam distanciamento

Educação